ALLKALILIH
No Cairo. Toda grande cidade tem um mercado. Umas têm mercado de peixes, ou de artesanato, ou de verduras e de outras coisas mais. Tudo junto passa a ser uma Medina, cidade, pequena cidade comercial. Já imaginou o CEASA, o Mercadão da Cantareira, a Rua 25 de Março, o Parque D. Pedro e seus camelôs, tudo isso junto.??? Claro que com todas essa barraquinhas vai haver seleção, só as mais movimentadas vão ficar, só as mais rentáveis vão sobreviver. Isso é uma Medina. No Cairo, lá na terra das Pirâmides, dos faraós, existe a maior Medina do mundo. Acho que é, ainda não conheço as das China. A Medina do Cairo se chama ALL KALILIH, parece com o nome do 1º ministro libanês ALL HARIRI, grande homem que vai estar entre os brasileiros nesse sábado. A colônia já se movimenta para recebe-lo em grande estilo, já que alem de ministro é casado com uma moça que sabe das coisas. O pai dela é príncipe de um reino poderoso. SAUD ÁRAB. O Hariri amarrou o burro no pé de pistaches e pôs o pinto a juro. Juros brasileiros. Esse é sabido mesmo. Mas é um cara legal. O pessoal do Líbano gosta dele. Já veio aqui, vem de novo, gosta de cocadas e dos kibes feitos na rua 25 de Março. Ettta....
No All Kalilih, tem de tudo, desde agulhas, alfinetes, roupas, caixinhas de marchetaria, tapetes (essa mercadoria não pode faltar), artigos de cobre, ouro (pendurado em poleiros) aos montes, vidros, etc, etc, até navios. Claro que os navios não ficam expostos lá, mas os negociantes estão lá, sentados em almofadas, fumando arguile, tomando chá de menta e matutando sobre a conta no banco, claro nos bancos de Londres e de NY. Os negócios são feitos lá em barraquinhas de mais ou menos 3 por 4, uns 12 m², muitos tapetes, almofadas e muito papo. São negócios de gente grande, além da casa dos 6 dígitos. Os árabes são bons negociantes. Perguntei a um deles se não gostaria de mudar seu escritório, ou barraquinha, para um outro lugar, como Paris, Londres, ou um outro lugarzinho qualquer.... Ele me respondeu.. Para que???
Pode pensar que eu também pensei bastante e conclui que o mercador esta certo. Eu também gostaria de ter uma barraquinha lá. Iria vender kibes, esfihas e cocadas. Tenho certeza que o Hariri ia ser meu maior cliente.
terça-feira, junho 03, 2003
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário